quinta-feira, 23 de julho de 2009

:: Festival de Inverno de Ouro Preto



:: Estive na última semana no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana-MG. Vale dizer que conhecer mais Minas Gerais e os encantos que ouro preto proporciona já vale toda a viagem. Organizado pela UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), o festival teve início no início do mês, levando milhares de pessoas de todo o país, e até estrangeiros, para lá. Pude descobrir e conhecer a cidade além dos roteiros turísticos. Observar as peculiaridades do lugar, escutar as pessoas e sentir as vibrações que Ouro Preto proporciona. Por ter um histórico de exploração do ouro e de sofrimento dos escravos durante muitos anos, em muitas vezes sente-se o quanto sofrida foi a vida dos que ali moraram. As casas, com suas arquiteturas belíssimas, algumas com detalhes em ouro, bem como as igrejas que transbordam suntuosidade que demonstram o quanto rica e hipócrita é a religião católica.

Voltando ao festival, a programação estava repleta de atividades. Vale ressaltar as esquetes teatrais, como o causo do Geraldo ou a infinita história de amor em sete noites de lua cheia, que tive o imenso prazer de conversar com o autor e ator da peça, Gustavo Pacheco, na noite seguinte e pude aprender muito sobre outros aspectos da cidade e do festival. Outro ponto alto foi o espetáculo do grupo mineiro Galpão: Till, a saga de um herói torto. Um belíssimo espetáculo com uma infra-estrutura ímpar em lugar maravilhoso, nem o frio de 10 graus afastou o público e deixou a noite ainda mais agradável.

No campo da música, o grupo: Samba do Rei apresentou show que reuniu diversos clássicos da música brasileira, dos grandes sambas às novas composições da nova geração. O grupo Cachaça com Arnica levou os clássicos do samba ao palco principal do festival.

O festival talvez falhe pela escolha do tema e da aproximação com as atividades culturais dos moradores da cidade. Muitas vezes, ele se apresenta muito mais para o turismo do que mesmo para os moradores da cidade. A própria escolha do tema: Clube da Esquina, pode ter sido um equívoco pela repetição de um tema "batido". Tantas manifestações culturais de Minas Gerais poderiam ser retratadas e homenageadas, mas enfim, a sugestão fica para o próximo ano.

Nos bastidores e agitações culturais da cidade estão os bares e corredores culturais, que ficam lotados na época do festival. As repúblicas também levam vários estudantes à Ouro Preto, boa parte da população é de estudantes, que levam ânimo e boemia à cidade. Todos os momentos em Ouro Preto tornaram-se inesquecíveis. Desde a estadia na República Maternidade, o sobe e desce das ladeiras, o encontro e amizade eterna de amigos de Minas, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina ou as cervejadas no Bar Barroco, tudo ficará na memória.

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana
Quando: durante todo o mês de julho
Onde: Ouro Preto e Mariana
Organização: UFOP
Informações: www.festivaldeinverno.ufop.br

Um comentário:

  1. ainda naum tinha tido a oportunidade de ler esse post sobre o festival..deu vontade de arrumar as malas e correr p lá..
    O blog tá demais!!
    adorei!!

    :********

    ResponderExcluir